Ensino Fundamental I – 1º ao 5º ano.

Nos primeiros anos do Ensino fundamental os alunos são preparados para a aquisição e domínio da escrita, leitura e raciocínio lógico matemático, além do conhecimento da natureza e sociedade, língua inglesa, tecnologia, entre outros.

As tarefas de classe, as lições de casa, entre outras atividades tem como objetivo complementar e fixar os conteúdos do material didático. O sistema de ensino é do Objetivo. Além de Português, Matemática, História, Geografia e Ciências os alunos participam de diferenciadas aulas de Inglês, Arte, Música, Educação Física, bem como de diferentes projetos interdisciplinares.

Ensino Fundamental II – 6º ao 9º ano

No Ensino Fundamental os alunos aprendem com um número maior de professores, de materiais, com conteúdos mais complexos e horários mais dinâmicos. Nos 8º e 9º anos, os alunos já são preparados para o Ensino Médio.

1º ano
– Códigos, Comunicação, Expressão e Representação, Lição de casa – conjuntos de fichas coloridas, com adesivos, semestrais
– Introdução à Lógica Natural e Atividades Pré-Numéricas – conjuntos de fichas coloridas, com adesivos, semestrais
– Pasta para guardar os conjuntos de fichas tamanho A3
– Natureza e Cultura – Conjunto de fichas coloridas, com adesivos, anual
– Caderno pautado – cadernos com linhas largas para exercícios de escrita, semestrais.
– Artes Visuais – Conjunto de fichas A3, com pasta, anual.
– Pasta semestral para guardar as atividades de Artes Visuais.
– Caderno de Desenho – caderno para registro de atividades, anual.
– Música – caderno A3, com adesivos, anual.
– Inglês – caderno A3, com adesivos, semestral.
– CD de Inglês.

2º ao 5º ano
– Caderno bimestral com Atividades de Português, História e Geografia.
– Caderno bimestral com Atividades de Matemática e Ciências.
– Caderno bimestral de Inglês.
– Pasta anual com fichas para Artes Visuais.
– Pasta bimestral de jogos (Matemática).
– Pasta para guardar Produções de Texto.
– Jogo de quebra-cabeça sobre os Sistemas do Corpo Humano.
– Pasta com mapas.
– Cadernos pautados.

6º ao 9º ano
– Caderno bimestral de Artes, História, Geografia, Ciências e Informática.
– Caderno bimestral de Espanhol, Matemática, Português e Inglês.
– Obras literárias em edições especiais: Mitos Gregos, Odisséia, Romeu e Julieta, Viagens de Gulliver, Brás, Bexiga e Barra Funda e muitos outros.

Proposta

O Sistema Objetivo oferece uma programação que envolve atividades variadas, como o fim de promover o desenvolvimento físico, intelectual e emocional dos educandos. Inclui, entre outras, a educação física e os jogos, a educação sensorial, a sociabilização, o pensamento criativo e crítico, a sondagem de aptidões, o incentivo ao raciocínio lógico e o estímulo do senso estético, num esforço integrado de desenvolvimento da personalidade.

No planejamento e execução de cada atividade, são levados em conta o nível de conhecimento dos alunos, o seu ritmo de aprendizagem e os tipos de motivação que os inspiram. Esse procedimento visa a respeitar as diferenças individuais e as características mais importantes da criança, na realização de cada uma das atividades.